top of page

As luminárias/candeeiros  apresentados pela Lusboa, do designer João Souza Lima fazem parte de uma série de peças desenvolvidas a partir de referências encontradas na cidade de Lisboa em Portugal. 

Cada uma das peças é um passeio poético onde mergulha em ambientes líricos próprios da cidade, construindo uma inspiração Íntima e de justaposição entre materiais que utiliza na construção das peças, seus títulos e espaços e os relaciona aos climas e referências visuais portuguesas. 

O material utilizado, a Madeira, o cobre e o fio em cordoalha, presente nas peças, tem o objetivo de fazer uma alusão ao clima melancólico e antigo da cidade. Por exemplo as madeiras dos assoalhos das casas, dos barcos, os monumentos de cobre e os fios traçados típicos da marinha portuguesa.

 

Todos os elementos que compõe as luminárias, além de propor associações com a cultura alfacinha, reforçam minha intensão de valorizar o que é analógico e arcaico, indo a oposto da  imediatez de minha geração, que muitas vezes incorpora uma necessidade demasiadamente funcional aos seus produtos. Contudo, o designer deseja além de iluminar, construir um ambiente sonhador, emotivo e poético. 

bottom of page